Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


terça-feira, 15 de setembro de 2009

Como age o vírus da gripe suína

Pôster sobre gripe suína - Revista NOVA ESCOLA

Clique no ícone abaixo para visualizar o pôster exclusivo de NOVA ESCOLA sobre a gripe suína.

.

Acesse também o conteúdo já publicado no site sobre o tema, incluindo planos de aula com sugestões para você tratar o tema em Ciências e textos sobre as grandes epidemias da história e sobre vírus e bactéria.

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/como-age-gripe-suina-494987.shtml

Reescrita de histórias



Reescrita de histórias conhecidas


Conteúdo: Língua Portuguesa- Escuta e Produção Oral

Objetivos:
• Desenvolver a produção de textos em linguagem escrita por meio do ditado para o professor;
• Recuperar os principais elementos da narrativa com base na linguagem que se usa para escrever.

Conteúdo:
• Produção de textos orais com base na linguagem escrita de contos.

Anos:
1º e 2º.


Tempo estimado: Oito aulas.

Material necessário: Livros Chapeuzinho Vermelho e A Bela Adormecida, folhas para o registro das histórias ditadas pelos alunos, lápis de cor ou canetas coloridas.

Desenvolvimento:

• 1ª etapa: Em roda, leia para os alunos o conto Chapeuzinho Vermelho e anuncie que esse texto e A Bela Adormecida serão recontados pelo grupo e ditados para você. Os dois farão parte de um livro que cada um vai ganhar.

•2ª etapa: Relembre oralmente o conto Chapeuzinho Vermelho e inicie a produção do texto pelos alunos. Registre com exatidão os acontecimentos ditados e em alguns momentos ajude a recuperar a história com base em alguma passagem da narrativa.

Por exemplo: “Qual o caminho feito pelo lobo para chegar à casa da vovó antes que a Chapeuzinho Vermelho?” Releia aos poucos os trechos ditados. Solicite ou ofereça alternativas que possam aproximá-los do enredo da história.

• 3ª etapa: Releia o texto produzido pelos estudantes. Diga que ele terá de ficar muito bem escrito, assim como no livro, pois será compartilhado com outras pessoas e todos devem compreendê-lo. Interrogue-os sobre a adequação da narrativa com base nos elementos da linguagem que se usa para escrever. Por exemplo, se o texto produzido contiver muitas marcas de oralidade (como “aí”, “né” e “então”) ou repetição excessiva de palavras, retome o conto que serviu de referência, questionando se é assim que está registrado.

• 4ª Etapa: Apresente o texto produzido pelos alunos em roda. Depois leia A Bela Adormecida para a turma.

• 5ª etapa: Inicie a produção do texto A Bela Adormecida. Siga as mesmas orientações da 2ª e da 3ª etapa.

• 6ª etapa: Discuta com todos as ilustrações que farão parte de cada história e digite os textos, deixando espaços para elas. Garanta uma cópia para cada um.

• 7ª etapa: Cole na contracapa de cada exemplar uma apresentação explicando que os textos foram produzidos pelos alunos com base no ditado para o professor das histórias conhecidas.

• 8ª etapa: Compartilhe as ilustrações e releia as histórias produzidas.

Produto final:

Um livro com as histórias reescritas pelo grupo para ser levado para casa.

Avaliação:

O que importa não é a memorização, mas a produção do texto, recuperando os principais acontecimentos da narrativa, pautada por elementos da linguagem escrita.

Fonte: Revista Nova Escola*


Vejam estas dicas, que a Noemi, do Blog "o cantinho da Nisa", dá sobre Semanários....Muito legal! Aproveitem.


beijoooosss!

Solange

"Montar um semanário não é difícil. Mas é extremamente necessário que você antes de qualquer coisa planeje suas aulas, para que possa registrá-las no mesmo. Sugiro que você faça rascunhos. Veja bem, tenho tantos anos em sala de aula, e ainda faço primeiro meus rascunhos, depois registro quando tenho certeza do que planejei diretamente no semanário.Planejo minhas aulas por uma semana,e as registro dia a dia.Eu inicio sempre pela data e coloco ainda o dia da semana a que corresponde. Relaciono da seguinte maneira: "

27 de maio de 2009 ( quarta-feira )

* Entrada
* Café
* Música
* Atividade de: Português ( no caso do 1º ano ) e Linguagem Oral e escrita
( infantil )
* Almoço
* Recreação
* Atividade de: Matemática
* Saída

A rotina do dia é a primeira coisa que registro. Depois registro a atividade que apliquei, por exemplo:

* Português ou Ling. Oral e Escrita: Leitura por ajuste ( registro o texto que trabalhei )

* Matemática: Calendário Registro a maneira como trabalhei com o calendário (se foram pintados de vermelho os domingos, ou os sábados, se pedi que pintassem o primeiro dia do mês, ou o último, etc.).

"Lembre-se: Semanário de aulas é o registro de todas as atividades que o professor aplica na sala de aula, inclusive colando as atividades aplicadas. Fique atenta ao que você trabalha na oralidade, pois o registro também é extremamente importante que seja feito. Ilustrações por fotos baixadas no computador, e impressas, também dão mais vida ao semanário. Particularmente toda vez que eu trabalho a oralidade, como por exemplo, um jogo com uso do alfabeto, etc., explico o que fiz e colo a foto. Adiciono ainda figurinhas, mensagens, poesias sobre educação, dão um charme ao semanário e demonstra carinho por aquilo que se faz. Boa sorte, boa aula!" Noemi

Blog o cantinho da Nisa*

Projeto Leitura



Recontar uma história é um exercício que possibilita a aproximação da linguagem com o que se escreve. Ao oferecer à criança a oportunidade de “recontar” o que entendeu da história, com o auxílio dos outros colegas, poderão acrescentar ou modificar as informações aproximando-se do texto original. Lembrando que recontar não significa decorar, e sim poder aproximar-se da linguagem escrita, retirando da fala as expressões “aí, daí, né, tá...” e adequando o vocabulário.


Confecção do varal

Material necessário:

· Barbante; · Papel sulfite;
· Cola;
· Tesoura;
· Lápis de cor;
· Canetinha hidrocor colorida;
· Envelope para guardar as histórias;
· Caixa decorada para guardar os envelopes com as histórias.

Desenvolvimento:

É muito importante a escolha da história, que poderá ser feita pela professora ou pelos alunos.Depois de lida a história, com a ajuda da professora, as crianças procedem da seguinte maneira:
  • destacam os personagens da história;
  • dobra-se uma folha de sulfite 4 vezes,formando assim 16 quadrinhos,e desenhando em cada quadrinho um personagem,recontando primeiro através das ilustrações,pois cada personagem faz parte de um fato da história lida;
  • o próximo passo é recortar os quadrinhos,onde estão desenhadas os personagens, e colar num barbante, formando assim “O varal de histórias”;
  • depois do trabalho pronto,é o grande momento do recontar.a
  • as crianças do 1º ano por exemplo,podem contar para as crianças do Pré II por exemplo.
Todo esse trabalho desenvolve em evidência a oralidade da criança,quanto mais se explorar mais o professor obterá positivamente resultadods positivos.

Objetivos essenciais nesse trabalho:

- Listar os nomes dos personagens da história;
- Listar o título da mesma na lista geral de títulos de histórais já lidas.


Blog O cantinho da Nisa*