Olá, é um prazer ter sua companhia !

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )


sábado, 31 de julho de 2010

Bienal do Livro de SP terá espaço dedicado à Biblioteca do Bebê

Além do Salão de Ideias (direcionado aos adultos), Território Livre (reservado aos jovens) e Fábulas da Turma da Mônica (para as crianças), a 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo (de 12 a 22 de agosto no pavilhão de exposições do Anhembi, zona norte da capital) programou um espaço para os futuros leitores. A Biblioteca do Bebê vai mostrar aos pais que os pequenos podem começar a ler desde o berço.

SXC
Biblioteca do Bebê mostrará aos pais que as crianças podem iniciar a leitura desde o berço; especialistas participarão de seminário
Biblioteca do Bebê mostrará aos pais que as crianças podem iniciar a leitura desde o berço; especialistas participarão de seminário

Monitores distribuirão uma cartilha que explica como, o que, por que e quando ler para as crianças. Eles também indicarão tipos de livros e técnicas de leitura para cada fase do crescimento do bebê.

No dia 21 de agosto, das 11h às 13h, o IAB (Instituto Alfa e Beto), em parceria com a CBL (Câmara Brasileira do Livro) e a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, reunirá dois reconhecidos especialistas na Biblioteca do Bebê.

A professora da Universidade de Nova York e diretora científica do programa "Reach Out and Read", Perri Klass, e o professor da Universidade de Vanderbilt (EUA), David Dickinson, um dos maiores especialistas em educação infantil e desenvolvimento da linguagem nos anos iniciais de vida, participarão do seminário "O impacto da leitura desde o berço sobre o desenvolvimento da linguagem, da cognição e seus efeitos positivos no desempenho escolar".

João Batista Oliveira, presidente do IAB, confirmou presença no encontro. Klass e Dickinson passarão por outras capitais brasileiras --Rio (16 de agosto), Brasília (17), Salvador (18), Maceió (19) e Recife (20)-- para discutir o assunto.

Durante a Bienal, o "Guia IAB de Leitura para a Primeira Infância: os 600 Livros que Toda Criança Deve Ler Antes de Entrar na Escola" e a Coleção "Pequenos Leitores" (com 12 livros para crianças de 6 a 36 meses) serão lançados pelo Instituto.


Fonte: Folhinha

Confira dicas de livros que mostram a matemática de forma divertida

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Hipotenusa, de "Poesia Matemática"
Hipotenusa, de "Poesia Matemática"

A soma dos versos

No livro "Poesia Matemática", os elementos da matemática viram personagem. Assim, o Quociente apaixona-se pela Hipotenusa e se casam. Mas não vivem felizes para sempre: eis que aparece o triângulo amoroso. E tem mais, muito mais, e muitos outros sinais, no divertido livro de Millôr Fernandes.

Poesia Matemática
Autor: Millôr Fernandes
Editora: Desiderata
Preço: R$ 44,90

Problema vira história

No livro "Os Problemas da Família Gorgonzola", a escritora Eva Furnari transforma problemas matemáticos em divertidas histórias. Você tenta resolver as questões propostas, confere a resposta no final do livro (não vale olhar antes!) e descobre qual a classificação do seu cérebro quando o assunto é matemática: gororoba esperta, porpetas saltitantes, miolus emboladus ou cérebro suco de minhoca?

Confira um trecho do livro em que aparecem alguns parentes da família Gorgonzola:

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Matemática divertida
Matemática divertida

"A família Cascagrossa não é de tomar banho. Eles estão convencidos de que esse é um hábito que estraga a pele, portanto banho somente em ocasiões muito especiais.

Dona Remela só toma banho no dia das mães.
O pai, seu Cascudo, não toma banho nunca.
Os trigêmeos tomam no dia do aniversário e na Páscoa.

Quantos banhos são tomados nessa família por ano? E como se chamam os trigêmeos?

Resposta: A família Cascagrossa toma sete banhos por ano. Uma economia de água, digamos, suja."

Os Problemas da Família Gorgonzola
Autora: Eva Furnari
Editora: Global
Preço: R$ 25

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Matemática divertida
Matemática divertida

Brincadeiras matemáticas

A matemática está mais presente no seu dia a dia do que você imagina. Para mostrar isso, o autor Gilles Eduar escreveu "Espetáculo de Números", em que mostra as Maxipulgas brincando com os números de 0 a 100. Nove cachorros, os Caoscães, resolvem ver de perto as famosas miniartistas. Até chegar ao circo vão encontrar muitos desafios matemáticos em seu caminho.

Você também vai encontrar problemas matemáticos na leitura do livro. No pé da página, adivinhas e curiosidades sobre o tema (as respostas vêm no final da obra). Um exemplo é: o que o número zero perguntou para o número oito? Resposta: Como você aguenta um cinto tão apertado?

Espetáculo de Números
Autor: Gilles Eduar
Editora: Ática
Preço: R$ 28,90

Matemática em forma de livro

Estamos cercados por formas geométricas: a janela quadrada, a lua redonda, o canudinho cilíndrico.

O artista plástico Caulos criou "O Livro Redondo" e "O Livro Quadrado", que brincam com as formas até no formato do livro: um é quadrado, o outro circular.

Quantos lados um livro pode ter e qual o formato do nariz do palhaço são dois dos desafios que essas obras trazem, com belas e divertidas ilustrações.

"Gostei bastante do 'Livro Quadrado'. Ele fala sobre os lados do quadrado, dentro e fora, esquerdo e direito, de cima e de baixo, de trás e da frente. Os desenhos são muito legais.

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Reprodução de "O Livro Redondo"
Reprodução de "O Livro Redondo"

O 'Livro Redondo' também fala sobre as partes da forma, gostei mais dele porque os desenhos são mais legais. O meu desenho favorito é o da lua, cheia de estrelinhas do lado."

GUILHERME AGUIAR DA ROCHA PANDJIARJIAN, 6

O Livro Redondo e O Livro Quadrado
Autor: Caulos
Editora: Rocco Pequenos Leitores
Preço: R$ 29 cada

Fonte: Folhinha

Colégio de São Paulo é melhor do país no ensino médio

Resultado do desempenho no Enem promove ranking do ensino no Brasil

Foto: Reprodução

Das 20 melhores escolas de ensino médio do país, 12 estão na Região Sudeste, quatro na Região Centro-Oeste, quatro na Nordeste e apenas duas são públicas. O diagnóstico, que mostra a desigualdade entre as instituições dependendo da localidade ou do gestor, está no resultado do desempenho por escola no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009, divulgado hoje (19) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação.

O desempenho das escolas foi calculado com base na média total obtida por seus alunos nas provas objetivas e na redação. A média nacional, segundo o Inep, foi de 500 pontos. As escolas particulares conquistaram os melhores resultados e são maioria no ranking, com 18 das 20 posições. A melhor escola do país, segundo os resultados do Enem 2009, é o Colégio Vértice, de São Paulo, com média total de 749,7.

Em seguida, estão o Instituto Dom Barreto, de Teresina, com 741,59 pontos, e o Colégio São Bento, do Rio de Janeiro, que liderou a classificação nos últimos dois anos e, em 2009, teve média total de 741,32 pontos.

As duas únicas instituições públicas da lista das 20 com melhor desempenho no Enem são escolas ligadas a universidades. O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) obteve média total de 734,66 pontos e ficou com a sétima colocação no ranking. Ligado à Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), o Colégio de Aplicação Fernando R. da Silveira teve média total de 722,58 e aparece na 17° posição.

Com 249,25 pontos, metade da média nacional, o pior desempenho no exame foi o da Escola Estadual Indígena Dom Pedro I, em Santo Antônio do Içá, no Amazonas.

A participação no Enem é voluntária. Escolas com menos de 2% de participação de alunos no exame não tiveram suas médias divulgadas.

Na tabela abaixo, a relação das 20 escolas mais bem avaliadas de acordo com as notas obtidas por seus alunos no Enem 2009:

Colocação Nacional Geral:
1ª Colégio Vértice Unidade 2 - Particular - São Paulo/SP - 749,7 pontos
2ª Instituto Dom Barreto - Particular - Teresina/PI - 741,54
3ª Colégio de São Bento - Particular - Rio de Janeiro/RJ - 741,32
4ª Colégio Integral Alphaville - Particular - Campinas/SP - 739,75
5ª Colégio Alexander Fleming - Particular - Campo Grande/MS - 737,4
6ª Colégio Olimpo - Particular - Brasília/DF - 763,66
7ª Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa - Pública/Federal - Viçosa/MG - 734,66
8ª Colégio Bernoulli - Particular - Belo Horizonte/MG - 731,28
9ª Colégio Helyos - Particular - Feira de Santana/BA - 730,42
10ª Colégio Mobile - Particular - São Paulo/SP - 729,76
11ª Colégio Bionatus - Particular - Campo Grande/MS - 728,55
12ª Instituto Antoine Lavoisier de Ensino - Particular - Teresina/PI - 727,99
13ª Colégio Israelita A. Liessin Scholem Aleichem - Particular - Rio de Janeiro/RJ - 727,6
14ª Colégio Santo Agostinho - Particular - Rio de Janeiro/RJ - 725
15ª Integral Colégio - Particular - Itatiba/SP - 723,72
16ª Colégio Santo Antônio - Particular - Belo Horizonte/MG - 722,93
17ª Colégio de Aplicação Fernando R. da Silveira/UERJ - Pública/Estadual - Rio de Janeiro/RJ - 722,58
18ª Colégio WR - Particular - Goiânia/GO - 722,49
19ª Educandário Santa Maria Goretti - Particular - Teresina/PI - 722,3
20ª Colégio Andrews - Particular - Rio de Janeiro/RJ - 720,61

Fonte: Agência Brasil

USP promove Feira das Profissões

Nos dias 5, 6 e 7 de agosto, a Universidade de São Paulo (USP) promove a 4ª edição da Feira das Profissões. O objetivo é apresentar os cursos e as atividades desenvolvidas na USP a alunos do ensino médio e de cursos pré-vestibular como forma de auxiliá-los na escolha profissional.

Este ano, o evento será realizado no Centro de Práticas Esportivas (Cepeusp), localizado na Cidade Universitária, em São Paulo. Serão montados 55 estandes, nos quais os estudantes terão a oportunidade de conhecer unidades de ensino e pesquisa, museus e órgãos da Universidade do câmpus de São Paulo e também do interior.

Uma equipe da Fuvest ficará à disposição dos visitantes para esclarecer dúvidas do Vestibular 2011, inclusive quanto à solicitação de isenção da taxa de inscrição, cujo prazo para inscrição se encerra no próximo dia 11 de agosto.

O evento é grátis, e os interessados podem se inscrever pelo site da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária até o dia 7 de agosto.

Mais informações pelos telefones 11 3091-3513/3511.


Fonte: Estadão

Colégios fazem convênio com empresas para ajudar aluno a escolher carreira

Visitas a universidades, palestras com profissionais e atendimento de especialistas na própria escola são algumas das atividades promovidas por colégios para orientar o aluno desde cedo.

Autoconhecimento é importante para decidir a carreira

Na escola Suíço-Brasileira (zona sul de São Paulo), após seis meses em um curso de formação profissional, em outubro os estudantes do segundo ano do ensino médio trocam as aulas pelo trabalho.

Eles fazem estágio em empresas parceiras ou no Consulado da Suíça. Vivenciam o "mundo do trabalho" e são avaliados em relatório e apresentação oral, segundo o coordenador do programa, Armênio Xavier.

O estágio também faz parte da orientação profissional do colégio Augusto Laranja (zona sul).

O estudante Filipe Augusto Mauro, 17, aproveitou julho para cumprir parte das dez horas obrigatórias no terceiro ano. Interessado na carreira de jornalismo, foi conhecer por um dia os estúdios da rádio CBN.

Agora, Filipe terá de fazer um relatório contando a experiência. A "remuneração" do estágio é a nota, diz a coordenadora do ensino médio, Aldomira Nóbrega Reis.

O Móbile, também na zona sul da capital, tem um site (tinyurl.com/mobile-op) com dicas de livros, links de universidades e produções de alunos da escola. No primeiro ano, eles pesquisam como familiares fizeram a escolha de suas profissões.

Entre as atividades do terceiro ano, visitam universidades. Em algumas, o monitor é ex-aluno do Móbile.

No colégio São Luís (centro), ex-alunos são convidados para um fórum de profissões anual, programado neste ano para agosto.

Já no São Domingos (zona oeste), quem participa são os pais, que contam suas trajetórias aos alunos.

O Etapa (zona sul) realiza workshops sobre engenharia, direito e medicina e faz visitas a locais de trabalho.


Karine Xavier/Folhapress
No último ano do ensino médio, Filipe (centro) acompanha um dia de trabalho na rádio CBN
No último ano do ensino médio, Filipe (centro) acompanha um dia de trabalho na rádio CBN

Fonte: Folha.com

Objetivo é a melhor escola do Brasil?

26/07/2010 - 08h56

O Colégio Objetivo está publicando anúncios em páginas inteiras da imprensa para afirmar que criou, em pouco tempo, uma das escolas campeãs no ranking do Enem, destinado a alunos do ensino médio --o que, para muita gente (erradamente, diga-se), se traduz na lista das melhores escolas do Brasil. O debate é muito interessante sobre os caminhos da educação.

O Objetivo criou uma escola separada, com alunos com notas mais altas, professores diferenciados, reforço na parte da tarde, além de estímulos nos simulados que ajudam na realização do Enem.

Acusam o grupo de fazer um truque, ao selecionar seus melhores alunos para fazer a prova. Na verdade, eles apenas seguiram a regra do jogo.

Daí se vê como o debate sobre avaliação de escolas é muito mais complexo do que imagina. A nota de um aluno reflete uma série de indicadores. Além da qualidade dos professores e do material didático, pesam (e muito) as habilidades naturais dos alunos (inteligência, disciplina, força de vontade) e o nível socioeconômico da família (detalho mais esses critérios no www.catracalivre.com.br). Todas as melhores escolas se beneficiam em algum nível dessa composição, já que atraem os melhores alunos e as famílias mais ricas e engajadas.

Daí ser inapropriado comparar as redes públicas com a particular. A imensa maioria das públicas que vão muito bem no ranking também seguem a mesma regra da qual se beneficiou o Objetivo: são alunos que passaram pelos chamados vestibulinhos e são, em geral, de classe média ou até alta.

O ótimo disso tudo é que qualidade de ensino está começando a virar conversa de botequim.

Gilberto Dimenstein, 53 anos, é membro do Conselho Editorial da Folha e criador da ONG Cidade Escola Aprendiz. Coordena o site de jornalismo comunitário da Folha. Escreve para a Folha.com às segundas-feiras

Ministro da Educação quer professores de ensino básico com pós-graduação

O ministro da Educação, Fernando Haddad, defendeu que o próximo Plano Nacional de Educação estipule metas para a formação de professores do ensino básico público com pós-graduação. Para o ministro, o professor especializado tem mais condições de estimular o ingresso à iniciação científica na sala de aula.

"Isso vai ajudá-lo [professor] a um ambiente mais propício para essa prática", disse o ministro. A palestra de Haddad encerrou a 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na capital potiguar, na sexta-feira (30).

No início da conferência, Haddad foi interrompido pelo protesto de estudantes e professores do PET (Programa de Educação Tutorial). O programa prevê que os alunos recebam orientação de um tutor para atividades extracurriculares, inclusive na área de ciências.

Os manifestantes pediam a revogação de duas portarias, assinadas pelo ministro nesta semana, que estabelecem o prazo de seis anos para os tutores permanecerem no programa. Segundo Haddad, as medidas foram editadas com o aval das principais instituições representadas no PET, mas prometeu uma reunião com os estudantes para discutir as portarias.

Fonte: Folha.com